Vieira do Minho apresentou, em conferência de imprensa, a 12ª edição da Feira do Fumeiro.
O certame com data marcada para os dias 2, 3 e 4 de fevereiro promete ser um verdadeiro sucesso e superar todas as edições anteriores.  A garantia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal, António Cardoso,  a julgar pelo número de expositores que participam nesta 12ª edição e pelas excelentes condições criadas na Praça com a cobertura total do recinto, fator que vai proporcionar uma maior comodidade aos visitantes e aos expositores.
“Estou certo que estes dois fatores, aliados à excelente qualidade do nosso fumeiro, irão traduzir-se num aumento de visitantes ao certame” sustentou o António Cardoso, referindo ainda que a Feira do Fumeiro de Vieira do Minho está ao nível das melhores do país.

Segundo o autarca, a 12º Feira do Fumeiro de Vieira espera comercializar cerca de 30 toneladas de fumeiro e atingir um volume de negócios na ordem dos 300 a 400 mil euros.

“ A Feira do Fumeiro de Vieira do Minho tem como principal objetivo promover a participação dos agentes locais, potenciar o empreendedorismo, bem como divulgar os produtos autóctones de Vieira do Minho e fortalecer as nossas sinergias para o desenvolvimento da economia local”, referiu perante os jornalistas o presidente da Autarquia, consciente de que esta Feira  reúne as condições necessárias para se afirmar, cada vez mais, a nível nacional.

A Feira do Fumeiro de Vieira do Minho é, anualmente, visitada por milhares de pessoas que chegam  fundamentalmente, da zona Norte do país, outras amigas do  território e apreciadoras dos nossos produtos.
Este é, sem dúvida, um certame onde a maior motivação da visita é a compra de produtos com qualidade garantida, daí que os 27 produtores de fumeiro presentes na feira no seu conjunto escoem na quase totalidade os seus produtos.

Os restantes produtos da região, nomeadamente artesanato, o cobre, os bordados, e os produtos hortícolas, o vinho verde e os queijos também vão estar em destaque, com a presença de cerca de 30 produtores locais.

A Feira do Fumeiro insere-se no projeto Sentir Vieira, um programa da Autarquia que tem como objetivo dinamizar o concelho e revitalizar a economia local, criando para isso, todos os meses, “um motivo especial” para visitar Vieira do Minho.

Este ano,  a Feira do Fumeiro vai contar com a presença de 27 produtores de fumeiro:  17 do concelho de Vieira do Minho; 6 de  Montalegre e  4 de Cabeceiras de Basto.

Os espetáculos são igualmente uma marca importante deste evento. Há animação musical em permanência, grupos de concertinas, ranchos folclóricos e concertos com músicos consagrados, com destaque para Roconorte, Toy, Carlos Ribeiro e Augusto Canário.

Durante os dois dias da Feira, as tradicionais chegas de bois voltam a realizar-se no Parque dos Moinhos. Este espetáculo atrai milhares de espetadores e, de ano para ano, os nossos produtores de gado  têm mostrado cada vez mais interesse em participar. As chegas deste ano vão apresentar 22 belos touros de raça barrosã e constituem uma verdadeira atração turística num concelho que vê esta tradição como uma mais-valia a preservar.

O Município e toda a comunidade Vieirense estão envolvidos no sentido de contribuir para a afirmação do concelho. Por tudo isto, há motivos mais que suficientes para despertar a vontade de vir descobrir e Sentir Vieira de 02 a 04 de fevereiro.