Descrição

Partindo da vila de Vieira do Minho siga pela EN 304 até ao lugar de Cerdeirinhas, freguesia de Tabuaças. Na rotunda que liga a EN 304 à EN 103 vire à direita em direcção a Chaves. Mantenha-se na EN 103 durante cerca de 30 km até encontrar do seu lado direito um entroncamento devidamente sinalizado, indicando a direcção a seguir até Campos, são aproximadamente 3 km. 

Pertencente à freguesia de Campos, terra de transição entre o Minho e Trás-os-Montes, Campos é uma aldeia tipicamente rural implantada na encosta norte da Serra da Cabreira, a cerca de 820 metros de altitude. Ocupa uma área de 1313 hectares e é habitada por cerca de 95 habitantes, sendo a maioria de idade avançada.

 

Esta localidade ostenta um legado patrimonial e um cenário paisagístico que impressionam qualquer visitante. O “Forno do Povo”, os inúmeros canastros e o moinho testemunham um passado profundamente marcado pelo comunitarismo e pela agricultura de subsistência.

A aldeia viveu um período próspero aquando da exploração do volfrâmio. Ainda hoje são visíveis alguns vestígios desta época dourada.

Na aldeia e imediações existem outros motivos de interesse que merecem ser visitados, tais como, a Igreja de São Vicente de Campos, o Cruzeiro, as Alminhas, casas de granito que datam do século XVIII, Quebrada (ruínas de volfrâmio e praia fluvial), ribeira da Lage, Albufeira da Venda Nova.

Observações

Dadas essas características, a aldeia de Campos, tal como as aldeias de Louredo e de Agra, foi classificada como “Aldeia de Portugal” pela Associação de Turismo de Aldeia