A poucos dias da passagem do Rally de Portugal pela Serra da Cabreira, a Autarquia Vieirense está a preparar um conjunto de atividades lúdico -recreativas para a noite que antecede a sua passagem pelo concelho, com o intuito de oferecer às dezenas de milhar de adeptos um espetáculo sem precedentes.

 Na edição de 2017 o Rally de Portugal tem a sua passagem em Vieira do Minho no dia 20 de maio, sábado,à 9h08 e às 15h08.

O troço de Vieira do Minho (com início na Senhora da Fé e final em Anjos),apresenta duas novidades, tendo sido redesenhado o percurso junto à primeira Zona Espetáculo, no alto da Senhora da Fé, e introduzido um salto imediatamente antes da Zona Espetáculo do Campo de Tiro.                           .

Na FUN ZONE instalada do Campo de Tiro, a Autarquia irá disponibilizar, a partir das 22h00 do dia 19 de maio, um programa de animação com Dj´s, e tasquinhas. Aqui será também instalado um ecrã gigante onde os espectadores poderão seguir a 2ª passagem troço de Vieira do Minho e também o troço de Amarante, comodamente instalados numa bancada.

Os concorrentes continuam na Serra da Cabreira, com a disputa de um novo troço, Cabeceiras de Basto (22,3 km), com partida na zona da Veiga e, após uma zona inicial de 3,5 km que não integrava o rali desde 2001, utilizará durante 7,5 km uma estrada que fez parte da especial de Vieira do Minho em 2015,pertencente ao concelho de Vieira do Minho.

António Cardoso, presidente do Município de Vieira do Minho, considerou que a “aposta no Rally de Portugal foi ganha de forma clara. A estratégia desenvolvida apresenta ganhos extraordinários no sector da restauração e hotelaria e no aumento da notoriedade do mítico troço da Serra da Cabreira”. O autarca considerou, ainda, “que este ano o retorno será ainda maior dadas as alterações introduzidas no troço e com a transmissão televisiva da etapa”.

A edição deste ano conta com muitas novidades. Os novos regulamentos do Campeonato do Mundo de Ralis trazem a Portugal carros mais espetaculares, mais rápidos, mais competição e mais novidades na lista de inscritos. No total são 17 carros WRC, um recorde nesta temporada do mundial. O Rally de Portugal, que este ano conta com 23 pilotos portugueses, volta a integrar o Campeonato Nacional de Ralis, estando 17 inscritos nesta competição.

E, para que esta edição do Rally de Portugal corra de feição a Câmara Municipal  informa sobre os locais de espetáculo e respetivos acessos.

Acessos às Zonas Espetáculo:

ZE 21 – Sra da Fé – Zona verdadeiramente ampla e espetacular, em que é possível observar a evolução dos concorrentes ao longo de 1 km. Esta Zona foi alterada e permite ver uma série de curvas com bastante condução.

Acesso através da nacional 103 (Braga-Chaves), ao Km 74,3 em Cubo seguir pela estrada municipal asfaltada estreita em direcção ao Cubo de Cima.

Também na EN 103,em Salamonde seguir a direcção da Igreja e Cemiterio. Aqui    virar à esquerda para empedrado e pouco depois seguir em frente para estrada      de terra até encontrar o troço.

ZE 22 – Serradela – Esta zona exige bastante técnica de condução. Os concorrentes progridem numa zona rápida e abordam uma curva bastante fechada para a direita, exigindo máxima concentração.

Na nacional 304 (Fafe) ao Km 89,7 em Vieira do Minho na rotunda seguir direção centro. Na nacional 103 (Braga – Chaves) ao Km 81,4 seguir pela estrada municipal asfaltada em direção à Serradela.

ZE 23 – Espindo – O público terá uma excelente visibilidade do troço durante cerca de 1,5 Km com um salto a ser o ponto alto desta zona.

Na nacional 103 (Braga-Chaves) ao km 87,9 seguir por estrada municipal asfaltada em direção a Zebral, Espindo e Serradela.

ZE 24 – Campo de Tiro –  Trata-se de uma zona que tem na visibilidade o seu ponto forte. Os espetadores poderão observar mais de um quilómetro de troço. Este setor tem variações de andamento interessantes de seguir onde a vista se deliciará com a perspetiva global. Um salto torna este ponto ainda mais interessante, onde será colocada uma bancada.

Na nacional 304 (Fafe) e na nacional 103 (Braga-Chaves) ao Km 89,7 em Vieira do Minho seguir direção centro.

ZE 25 – Anjos –  A aproximação muito rápida à última curva do troço será bastante interessante de seguir.

Na nacional 205 (Cabeceiras-Rossas) ao km 90,8 seguir por estrada municipal asfaltada em direção Moinhos do Ave, Agra.