Mais de 50 cantadores ao desafio, participam, este domingo, no Dia do Cantador, iniciativa promovida pela Câmara municipal de Vieira do Minho em colaboração com a Junta de Freguesia daquela localidade.

O evento inicia com uma celebração litúrgica, pelas11h00, na Igreja Paroquial de Santa Maria Mãe de Deus, em Tabuaças. O momento será animado pelos cantadores que participam no encontro.

Pelas 13h00 realiza-se, em frente aos Paços do Concelho um almoço de confraternização que conta com porco no espeto e caldo verde.

Pelas 14h00, é hora dos cantadores mostrarem aquilo que valem nas desgarradas.

Para além da vertente lúdica e recreativa, o momento tem também um carácter solidário, uma vez que o valor das bebidas vendidas no recinto revertem a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho.

De salientar também que a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Vieira do Minho vão homenagear o Senhor Casimiro Fernandes, um Cantador da terra que muito tem dado a esta arte tão popular do canto ao desafio e do repentismo.

Casimiro Fernandes, nasceu a 9 de maio de 1944, em S. João da Cova, no concelho de Vieira do Minho e desde cedo denotou aptidão para a musica e para a poesia, improvisando melodias e fazendo as suas próprias flautas.

Este vieirense muito tem contribuído para o desenvolvimento da musica popular do concelho, uma vez que foi fundador e co-fundador dos agrupamentos musicais  Rancho Folclórico “ Passarinhos da Ribeira”, conjunto típico “ Flores de Abril” e grupo de Cantares ao Desafio “ Rouxinóis do Vale do Cávado”.

Casimiro Fernandes é um devoto da concertina, e, como tal,  tenta transmitir o seu conhecimento e gosto pelo instrumento, a um grupo de Séniores da Universidade Sénior de Vieira do Minho, que ensina.

Com o processo a decorrer de candidatura  à Unesco do canto ao desafio e do repentismo português, esta homenagem ao cantador ao desafio, Casimiro Fernandes vai no sentido de dar valor a esta arte tão popular e que no concelho tem sido bem representada por este vieirense.