Acesso ao Percurso

Partindo de Vieira do Minho, tome a direcção de Cantelães pela EM 526. Chegando a Cantelães, siga pelo CM 1410 em direcção ao topónimo Serradela. Ao chegar à Serradela, poderá observar ao seu lado esquerdo as Casas de Abrigo e o Parque de merenda, e à direita a placa de início do percurso.

Descrição do Percurso

Este é um percurso cujo traçado percorre predominantemente a encosta Norte da Serra da Cabreira. Proporciona ao visitante paisagens espectaculares quer da Cabreira, quer do Gerês. Sob o ponto de vista faunístico é eventualmente possível observar Garranos, coelhos, perdizes vermelhas, diversas aves de rapina, entra as quais a Águia-real, que nidifica nas escarpas da Serra do Gerês.  

Características do Percurso

Percurso em laço, com início e fim na Serradela, com uma extensão aproximada de 10,5km, facilmente realizável pelo visitante, apresentando na sua parte final uma subida com desnível apreciável. Ao longo do seu traçado existem 3 fontes – Fonte do Cortiço, Fonte da Pedra Escrita e a Fonte do Parque de merenda da Serradela.Trata-se de um percurso bastante exposto, quer ao sol, quer ao vento. 

  • Serradela
    Distância à origem – 0km
    Tempo à origem – 0h
    Altitude – 820m
  • V.G. Vaca
    Distância à origem – 3.1 km
    Tempo à origem – 50 min
    Altitude – 982m
  • Placas do Bloco
    Distância à origem – 9.1 km
    Tempo à origem – 4h05
    Altitude – 650m
  • Pedra Escrita
    Distância à origem – 10.35 km
    Tempo à origem – 4h30
    Altitude – 770 m
  • Serradela
    Distância à origem – 10.35 km
    Tempo à origem – 4H40 h
    Altitude – 820 m