Descrição

O cobre foi o primeiro metal usado pelo homem. Acredita-se que por volta de 13.000 anos A.C. foi encontrado na superfície da Terra em forma de metal puro. Usado inicialmente, como substituto da pedra como ferramenta de trabalho, armas e objecto de decoração, o cobre tornou-se, pela sua resistência, uma descoberta fundamental na história da evolução humana.

O facto de se terem encontrado objectos de cobre tão antigos em diversos lugares do mundo é prova das propriedades únicas do metal nomeadamente a durabilidade, resistência à corrosão, maleabilidade e fácil manuseamento.

Apesar de sua antiguidade, o cobre manteve, aliado aos metais mais novos, um papel predominante na evolução da humanidade, sendo utilizado em todas as fases das revoluções tecnológicas pelas quais o ser humano já passou.

No Concelho de Vieira do Minho, a arte de trabalhar o cobre é ainda nos nossos dias bastante acentuada pelo que encontramos em Vieira do Minho algumas empresas de carácter familiar que tentam preservar a tradição de trabalhar este “metal”. Dentro das peças mais comuns destacam-se os alambiques, panelas, chaleiras, cestos de lenha entre outros.