O Município de Vieira do Minho já divulgou os artistas cabeças-de-cartaz para a edição 2017 da Feira da Ladra que este ano vai decorrer entre 4 e 9 de Outubro.
David Carreira no Sábado, Grupo Função Públika no Domingo e o Cantor Jorge Ferreira na 2ª Feira.
As Festas Concelhias, conhecidas por Feira da Ladra, são o maior cartaz cultural da região. Elas enchem as ruas locais com espectáculos musicais e de pirotecnia, folclore, diversões, provas equestres, exposições e concursos pecuários, vendedores ambulantes, comes e bebes, sem esquecer a tradicional Feira de Produtos Locais.
Mais uma vez a tradição ancestral das Chegas de Bois vai acontecer no domingo e na 2ªfeira no Parque dos Moinhos que recebe sempre milhares de pessoas para ver e vibrar com esta luta saudável entre os animais.
Diz-se que a sua denominação remonta aos tempos em que os habitantes das aldeias se deslocavam a pé até à feira, com recurso a um pau em forma de forquilha que aproveitavam para, ao longo do trajecto, ir “roubando” as uvas das latadas.
Esse pau foi depressa baptizado de “ladra”, o que depois deu origem ao nome da feira.
A Feira da Ladra é também momento de diversão, convívio, entretenimento e, sobretudo, um excelente veículo de promoção regional, fator de chamamento e atratividade de forasteiros e turistas ao concelho de Vieira do Minho.