O Município de Vieira do Minho em colaboração com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte vai promover a realização de uma Jornada Técnica sobre o Castanheiro. A iniciativa está inserida na edição do Mercado da Castanha e dos Produtos Locais, que vai decorrer, em Vieira do Minho de 9 a 11 de novembro.

Das Jornadas Técnicas do Castanheiro consta a apresentação do programa de luta biológica contra a vespa da galha do castanheiro previsto pela Direção Regional, bem como o debate sobre a importância e o valor alimentar da castanha na região do Minho.

As Jornadas Técnicas realizam-se no sábado, dia 10, a partir das 14h00 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e terão o contributo de um técnico da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.
Considerada uma das pragas mais prejudiciais para os castanheiros em todo o Mundo, a vespa das galhas do castanheiro constitui uma séria ameaça à sustentabilidade dos soutos e das matas dos castanheiros.
Preocupada com esta realidade, a Câmara Municipal de Vieira do Minho continua a apostar no combate a estes insetos através de largadas de parasitas, que podem eliminar esta praga que afeta todas as produções.