Realiza-se, no próximo dia 10 de novembro, em Vieira do Minho, as VII Jornadas Micológicas. Trata-se de uma atividade promovida pela Câmara Municipal de Vieira do Minho no âmbito do Mercado da Castanha e dos Produtos Locais que vai decorrer em Vieira do Minho nos dias 9, 10 e 11 de novembro.
A  atividade é gratuita e será orientada pelos monitores da Associação Fonte da Urze, com o intuito de promover a micologia nas suas diversas componentes. É, ainda objectivo destas jornadas fornecer aos participantes informações sobre como colher e identificar as diferentes espécies de cogumelos existentes na Serra da Cabreira.

Refira-se que, na Serra da Cabreira existem diversas espécies de cogumelos, desde comestíveis, venenosas e outras com propriedades alucinogénias.

Reconhecer se um cogumelo é comestível ou venenoso é mais difícil do que se pode imaginar. Os métodos populares conhecidos são considerados pelos especialistas como insuficientes e muitas vezes perigosos, dado que certos cogumelos tóxicos podem levar a morte.

Estas Jornadas, são extremamente importantes, pois servem para ajudar a identificar as espécies comestíveis e não comestíveis.

As Jornadas  iniciam, pelas 9h00, do dia 10 de novembro, com a recepção dos participantes, em frente a Câmara Municipal, seguindo-se-lhe a saída para a Serra da Cabreira.

Pelas 12h30 realiza-se um almoço de degustação de cogumelos silvestres apanhados na Serra e, para o qual é necessário efectuar inscrição.

Por volta das 15h00 realiza-se, na Câmara Municipal uma sessão de Identificação dos Cogumelos apanhados na Serra da Cabreira.

Para mais informações e formalizar a inscrição, os interessados deverão contatar o posto de turismo de Vieira do Minho através do 253 649 240 ou postodeturismo@cm-vminho.pt .