Características do Percurso

Localizada em pleno coração da Serra da Cabreira e classificada como “Aldeias de Portugal”, a povoação de Campos é o local perfeito para famílias e grupos de amigos que gostam de usufruir da natureza e dos prazeres simples da vivência rural. Esta constitui ainda verdadeiros tesouros minhotos, onde predomina um núcleo concentrado de habitações tradicionais, bons exemplares de arquitectura vernácula (moinhos, pontes, espigueiros, fornos comunitários), tradições locais e amplos espaços verdes.

Percurso em laço que se inicia e termina em Campos, com uma extensão aproximada de 13,8 km e de grau de dificuldade médio.Apresenta ao longo do seu traçado um parque de merenda e uma fonte.Trata-se de um percurso com alguma exposição.

Acesso ao Trilho

Partindo de Vieira do Minho siga até às Cerdeirinhas. No cruzamento da EN 304 com a EN 103, vire à direita em direcção a Chaves. Mantenha-se na EN 103 durante cerca de 30 km. Encontrará de seu lado direito um cruzamento devidamente sinalizado, indicando a direcção a seguir até Campos. Após ter percorrido cerca de 3 km, chegará a um cruzamento com um pequeno largo. Do seu lado esquerdo poderá encontrar a placa sinalizadora do início do trilho.

Descrição do Trilho

Percurso misto no que toca ao contexto físico e espacial em que se desenvolve. Na sua parte inicial, o percurso enquadra-se em meio rural, atravessando fartos lameiros. Segue-se posteriormente uma paisagem de transição entre o espaço rural e a serra. De referir a beleza do Rio da Lage com os seus moinhos e a sua ponte. De seguida vem a serra com a sua riqueza, com o seu polimorfismo, com a sua peculiar paleta de cores, com a sua luz… Se tiver sorte, poderá ainda observar alguns animais de que a cabreira é tão rica. Entre as espécies que habitualmente se podem encontrar nesta área, é de referir o coelho (Oryctolagus cuniculus), a perdiz vermelha (Alectoriz rufa), o javali (Sus scrofa), diversos passariformes e eventualmente algumas aves de rapina. De referir ainda que será possível ao visitante passar junto ao topónimo Quebrada, onde ainda hoje estão bem presentes as marcas da exploração do volfrâmio que outrora se praticou.

  • Campos
    Distância à origem – 0 km
    Tempo à origem – 0h
    Altitude – 800 m
  • Ponte de Campos
    Distância à origem – 0.86 km
    Tempo à origem – 20 min.
    Altitude – 755 m
  • Estrada Florestal
    Distância à origem – 1.86 km
    Tempo à origem – 45 min.
    Altitude – 875 m
  • Cruzamento da Volta
    Distância à origem – 1.95 km
    Tempo à origem – 47 min.
    Altitude – 875 m
  • Chá dos Coelhos
    Distância à origem – 2.64 km
    Tempo à origem – 52 min.
    Altitude – 900 m
  • Outeiro da Junqueira
    Distância à origem – 3.43 km
    Tempo à origem – 1h10
    Altitude – 960 m
  • Charca dos Javalis
    Distância à origem – 5.31 km
    Tempo à origem – 1h40
    Altitude – 800 m
  • Parque de Merendas
    Distância à origem – 6.14 km
    Tempo à origem – 1h55
    Altitude – 1030 m
  • Tranqueta do Talefe
    Distância à origem – 6.90 km
    Tempo à origem – 2h10
    Altitude – 1010 m
  • Alto da Mata do Gago
    Distância à origem – 10.70 km
    Tempo à origem – 3h10
    Altitude – 895 m
  • Pontilhão
    Distância à origem – 12 km
    Tempo à origem – 3h30
    Altitude – 795 m
  • Quebrada
    Distância à origem – 12.46 km
    Tempo à origem – 3h30
    Altitude – 795 m
  • Campos
    Distância à origem – 13.80 km
    Tempo à origem – 4h10
    Altitude – 800 m