A freguesia de São Paio de Eira Vedra confronta-se com o limite norte da freguesia de Vieira do Minho e sede do concelho. A ribeira de Tabuaças, define a linha da bacia que drena no sentido de Cerdeirinhas – Vieira e é a  referência orográfica desse limite que, na sua parte inicial estende-se um pouco mais a sul pela encosta do monte de Sanguinhedo. A poente, Tabuaças define o seu limite geográfico, sendo Cantelães o limite nascente. É uma freguesia dominada pelo pequeno vale da ribeira de Tabuaças, desenvolvendo-se pela encosta do monte da Sr.ª da Fé, ocupando uma área de 534 hectares que, no cume daquela colina, confronta sucessivamente com Caniçada, Ventosa e Cova. A sua excelente exposição solar, já que grande parte da sua área geográfica está virada a sul, faz desta freguesia um local aprazível para viver.

Origem Histórica

Chamou-se antigamente de Paços e Vieira. Datam do século XIII os primeiros documentos alusivos a esta freguesia: as Inquirições de 1220, “de Sancto Pelagio… de Vilare… et Terra Frecta… da Pala… de Laureiro”; as de 1258, “in collatione S. Pelagii de Veheira”. Em 1369-1380: “da Igreja de S.Payo dEyra Vedra que chamam Paaços”; as Inquirições de 1371 e o Cadastro Geral da População do Reino de 1528, referem-se também a Eira Vedra com pormenores de interesse para a história local.  

Imóveis de interesse patrimonial

  • Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e S. Francisco, com Campanário, no lugar de S. Francisco, construção com estilo arquitectónico do barroco provinciano do ano1696. No interior, destaca-se a tribuna da capela-mor em talha dourada, os altares laterais e o tecto pintado.
  • Capela da Santa Ana, em Loureiro.
  • Cruzeiro de Eira Vedra com inscrição “Fece No ano de 1767”.
  • Igreja paroquial dedicada a S. Paio, em Assento, é de construção sóbria. A paróquia de São Paio já aparece registada no século XI, no Censual do Bispo D. Pedro, chamando-se então “Sancto Pelagio de palacios”. Conserva-se ainda a antiga torre sineira, com campanário sem sino.

Casas de interesse patrimonial

  • Casa do Balteiro

  • Casa do Reguengo destaca-se uma ampla varanda alpendrada e uma capela.

  • Quinta da Regada que segundo uma inscrição na padieira foi construída em 1836.

  • Quinta da Portela

  • Casa do Outeiro

  • Casa Travessa recentemente restaurada e adaptada para Turismo em Espaço Rural.

  • Casa da Quinta de S. Paio recentemente restaurada e adaptada para Turismo em Espaço Rural.

Outros locais de interesse turístico

Penedo da Santa, no lugar de Picoto

Esta freguesia é composta pelos seguintes lugares:

Ameã, Assento, Atafona, Barbeito, Barreiros, Bouçós, Campo Novo, Lameiras, Paço, Loureiro, Pala, Picoto, Ranha, Riado,  Servas,  S.Francisco, S. Paio, Telhado, Terrafeita, Veiga e Vilar.

Festas e Romarias

S. Francisco – Domingo mais próximo de 20 de Maio

Santa Ana – 1º Domingo de Agosto

Nª Sr.ª do Rosário – último Domingo de Agosto