Sábado, dia 16 de dezembro, Vieira volta à tradição com a Apanha da Azeitona, uma atividade promovida no âmbito do projeto “ Sentir Vieira” que vai, uma vez mais, despertar os sentidos dos participantes.

Trata-se de uma atividade cujo objetivo passa por valorizar a terra e a agricultura do Concelho mantendo vivas as tradições, os usos e os costumes de antigamente. A iniciativa pretende também dar a conhecer todo o processo de transformação do azeite que vai desde a apanha, à escolha e moagem da azeitona num lagar tradicional e termina na produção do azeite. Com a iniciativa, o Município pretende, ainda atrair para o Concelho visitantes e ser, acima de tudo, um momento de festa e convívio entre os participantes.

O ponto de encontro está marcado para as 10h00, junto ao Posto de Turismo de Vieira do Minho. Pelas 11h00, dar-se-á inicio à sessão prática da apanha da Azeitona com o Passeio Pedestre – Percurso da água. A moagem da azeitona ocorrerá de modo tradicional no lagar de azeite, em Vilarchão. Pelas 13h00 realiza-se a degustação do azeite em bacalhau assado na brasa.

Os interessados em participar nesta iniciativa devem efetuar, gratuitamente, a sua inscrição, junto do Posto de Turismo, através do email postodeturismo@cm-vminho.pt ou do telefone 253 649 240.

De salientar, ainda que esta atividade levada a cabo pelo Município Vieirense, pretende proteger os valores da tradição, a identidade cultural e gastronómica, bem como o saber fazer de outras gerações.