Vieira do Minho acolhe no próximo domingo, dia 6 de agosto, a partir das 10h00, o I Triatlo do Ermal. Trata-se de uma prova de triatlo offroad (bicicleta de btt) com início na Ilha do Ermal e fim nos Paços do concelho.
A prova é uma organização conjunta do Grupo Desportivo da Goma, em parceria com o Município de Vieira do Minho e tem o apoio da Federação Portuguesa de Triatlo.
Inserida no circuito Nacional de triatlo Olimpic Challenge, esta prova é a única realizada no Minho. Vieira do Minho apresenta, por isso, excelentes características para a sua realização, onde os atletas serão postos à prova num desafiante e duro percurso.
A prova inicia com o segmento de natação (1km) junto ao Telesky e finaliza na Ilha do Ermal, onde estará localizado o primeiro Parque de Transição. Aí os atletas iniciam o segmento de bicicleta (29km), com os 6km iniciais com pouca dificuldade até ao centro de Vieira do Minho, seguindo pelos lugares de Bouçós e Servas, na freguesia de Eira Vedra, dando, assim,  início à subida para a Srª da Fé, onde estará instalado o reabastecimento liquido.
O percurso segue pela  Serradela, desce pelo Túrio até ao centro da Vila. Aqui começa o último segmento composto por 8km de corrida, efetuados em quatro voltas passando sempre pelo Parque dos Moinhos, terminando nos Paços do concelho.Na lista de participantes desta primeira edição constam os melhores atletas portugueses na vertente offroad.  Rui Dolores, Tiago Maia, Octávio Vicente, Rafael Gomes e Renato Teixeira são alguns dos nomes presentes e que estão a competir no Circuito Europeu de Triatlo Cross. Realça-se, ainda, a presença de Ismael Teixeira, o primeiro sacerdote português a concluir uma prova do circuito IRONMAN (3.8km natação, 180km bicicleta e 42km corrida).
O final da prova está previsto para as 12h00, em frente à Câmara Municipal, local onde serão entregues os prémios a todos os participantes.