O Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso apresentou, hoje, dia 30 de maio, em conferência de imprensa a 3ª edição da Agro Vieira que vai decorrer no Parque dos Moinhos, de 2 a 4 de junho.
A apresentação da Agro Vieira que decorreu no Salão Nobre dos Paços do concelho contou, ainda, com as presenças da comunicação social e do representante da Cooperativa Agrícola de Vieira do Minho, parceira na organização do evento.
A Agro Vieira vai juntar no mesmo espaço o tecido agrícola e pecuário do concelho, trazendo a público o investimento e o trabalho efetuado pelos agricultores, em particular pelos jovens produtores. Trata-se, por isso, de uma iniciativa de valorização do sector primário e do mundo rural nas suas mais variadas vertentes. Trata-se, por isso, de uma feira que foi pensada com o propósito de dinamizar a economia local, nomeadamente a que se relaciona com a agricultura e com a produção pecuária.
A Agro Vieira dá também destaque ao trabalho das associações e entidades que trabalham em estreita colaboração com o Município na realização de eventos desta índole.
A Feira vai contar com a participação de 30 produtores locais, distribuídos pelas seguintes áreas: 9 produtores de artesanato, 1 produtor de vinho verde, 1 produtor de queijo, 2 produtores de chá, 4 produtores de compotas, licores e doces, 4 produtores de fumeiro e 9 produtores agrícolas.
Com a realização deste evento, o Município pretende que os jovens agricultores, tenham a oportunidade de demonstrar aquilo que produzem e de realizarem o seu próprio processo de comercialização.Refira-se que o concelho de Vieira do Minho tem cerca de 90 projetos de instalação nas áreas da pecuária, produção vegetal, projetos de revitalização da Serra da Cabreira com o uso de cabras e ovelhas, ervas aromáticas e pequenos frutos.
A Agro Vieira tem se revelado um enorme êxito e, para além da venda e exposição de animais e produtos da região, a iniciativa contempla as tradicionais chegas de bois, que enchem por completo o recinto da feira e são uma prova inequívoca do extraordinário trabalho dos criadores de animais de raça barrosã. Este ano vão realizar-se 12 chegas de bois, repartidas pelos três dias de certame.
O desfile de tratores, o passeio de motorizadas e motos antigas, que na edição passada foi um verdadeiro sucesso volta a repetir-se este ano na manhã de domingo. Faz parte, também do certame a realização de um ciclo de conferências, que contam com a presença de técnicos da Direção Regional de Agricultura do Norte para debater questões ligadas com a área agrícola.
A restauração e a gastronomia do concelho também se fará representar, com a presença de 6 pequenos restaurantes no recinto da feira. A animação cultural também será uma constante, com destaque para a participação de vários grupos musicais, ranchos folclóricos, tocadores de concertina e cantares ao desafio.
O evento vai também incluir a demonstração das mais variadas actividades desportivas, nomeadamente o Cabreira Challenge e Campeonato Regional de Motocross.
Serão certamente três dias de festa, onde o mundo rural com a sua agricultura e os seus produtos vão estar em destaque fazendo as delicias de quem nos visita.