Portal de Turismo de Vieira do Minho

Imagem de Fundo

Ponte de Rês

Informação Útil

Ponte de Rês

A Ponte de Rês e o Caminho de Ruivães, no concelho de Vieira do Minho, foram classificados como conjunto de interesse público pelo "interesse como testemunho notável de vivências, valor estético e memória coletiva que reflete".

 

A Ponte da Rês, Ponte Velha ou Ponte de Ruivães, como é conhecida, situa-se sobre a Ribeira do Saltadouro, fazendo a ligação entre Salamonde e Ruivães. Integrava o traçado da antiga via que ligava Braga-Chaves.

É uma ponte com um só arco de volta perfeita, solidamente alicerçado nas margens através de arranques de paramentos divergentes, em boa cantaria granítica de aparelho pseudo-isódomo. Tem tabuleiro horizontal com guardas graníticas e pavimento lajeado, no qual se observam as marcas dos rodados dos carros.

Admitindo-se que possa ter conhecido algumas reparações, como sugere o tabuleiro horizontal, esta ponte revela características construtivas plenamente medievais, evidenciadas pelas siglas que ostenta no intradorso do arco, as quais sugerem uma cronologia em torno dos séculos XIII-XIV.

Fontes, L., Roriz, A. Património Arqueológico e Arquitectónico de Vieira do Minho, p. 123