Portal de Turismo de Vieira do Minho

Imagem de Fundo

Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal

Informação Útil

Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal

ATENÇÃO: Para já, só é possível percorrer este caminho com recurso a GPS. Não está sinalizado.

 

Percorrer os aproximadamente 230 quilómetros do Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal é imbuirmos num território com vistas soberbas, pejadas de emoções, património natural, religioso e histórico que provoca um choque nos sentidos dos peregrinos.

 

Este caminho tem por base o registo da peregrinação que Leon de Rosmithal, Barão de Blatna, iniciou, a 26 de novembro de 1465, até ao túmulo do apóstolo Santiago Maior, em Santiago de Compostela, com passagem por Portugal.

 

Em Vieira do Minho, o percurso tem cerca de 10 km de extensão, inicia em Rossas, no lugar de Calvos e termina no lugar de Louredo, em Guilhofrei. Este é um trilho rico e diversificado, pois apresenta ao longo do seu traçado vários pontos de interesse cultural, patrimonial e natural, tais como, capelas e alminhas, Igreja Paroquial de Guilhofrei, caminhos rurais, vestígios da antiga calçada medieval e vários cursos de água.

 

Com este novo produto turístico, pretende-se qualificar o concelho de Vieira do Minho do seu primeiro Caminho de Santiago e assim associar-se à prestigiada marca dos Caminhos de Santiago, uma das rotas mais antigas e mais percorridas na Europa.

 

Vídeo pode ser visto aqui

 

O itinerário ainda não se encontra sinalizado, mas já pode ser percorrido com recurso ao mapa GPS disponibilizado em GPX e KMZ.

Download do Percurso: 

KMZ

GPX

 

Ligações:

Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso

Wikiloc

Google Maps