Portal de Turismo de Vieira do Minho

Imagem de Fundo

Conferência em Vieira do Minho – “FUGIR DO MUNDO E FUNDAR PORTUGAL – O ‘MARTÍRIO VERDE’ DE SANTA SENHORINHA NO SEU MOSTEIRO DE SÃO JOÃO DE VIEIRA”

Agenda Cultural

Data

14 Nov 21

Custo

--

Website para mais informações

--

Sobre o evento

Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária” no dia 14 de novembro em Vieira do Minho, com transmissão online.

A Câmara Municipal de Vieira do Minho, em parceria com o Consórcio Minho Inovação, vai organizar uma conferência subordinada ao temaFugir do Mundo e Fundar Portugal - O 'Martírio Verde' de Santa Senhorinha no seu Mosteiro de São João de Vieira”.

Este evento vai decorrer no próximo dia 14 de novembro, pelas 15h30, na Casa da Cultura – Casa de Lamas. Este integra a ação Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária” inserida no projeto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, cofinanciado pelo Norte 2020.

A conferência irá contar com a participação de um reputado painel de investigadores, constituído por José Carlos Lopes de Miranda, professor auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa; por Aida Sampaio Lemos, professora e investigadora no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e Maria Sofia Santos arquiteta, investigadora e professora na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. A mesa redonda será moderada por Maria Amélia Ribeiro de Carvalho, docente da Universidade do Minho.

Esta sessão será transmitida on-line através link seguinte: https://pt-pt.facebook.com/vieiradominho.municipio/

Neste Ciclo de Conferências, que percorre os 24 municípios do Minho, pretende-se valorizar um olhar inovador sobre a herança cultural do Minho rememorada no feminino, enquanto sociedade de forte tradição matriarcal, propiciando uma narrativa congregadora de saberes e valores identitários que importam estudar, conhecer, cuidar, preservar, valorizar e divulgar.