Portal de Turismo de Vieira do Minho

Imagem de Fundo

Exposição de fotografia sobre a Feira da Ladra está patente na Praça Guilherme de Abreu

Agenda Cultural

Data

03 Out 20

Custo

--

Website para mais informações

--

Sobre o evento

António Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho inaugurou, hoje, dia 2 de outubro, na Casa Museu Adelino Ângelo, duas exposições, para assinalar, ainda que de forma simbólica a Feira da Ladra 2020, cancela devido à pandemia de Covid – 19.

As exposições de fotografia "A Feira da Ladra em Imagem" e a Exposição Etnográfica "Olhares sobre o passado de Vieira do Minho" pretendem, acima de tudo, passar em revista as festas concelhias desde a sua génese.
Quanto à exposição a "Feira da Ladra em Imagem" pretende fazer uma viagem pelas várias edições do certame. Aqui são apresentados registos desde os primórdios desta Feira, que se realiza há mais de 100 anos.
Esta exposição está patente na Praça Guilherme de Abreu .

A Feira da Ladra é uma oportunidade única de negócio com uma importância significativa para os agentes e operadores comerciais do concelho. Os momentos mais marcantes deste evento continuam, tal como outrora, a ser a feira do gado e os concursos pecuários, e as chegas de bois.

Os produtos da terra e caseiros, a música popular, o folclore, o cortejo etnográfico, o espetáculo de pirotecnia, entre outras tradições minhotas constam também do vasto programa preparado anualmente pelo Município. Aspetos que, este ano são assinalados em fotografia.

“Olhares sobre o passado de Vieira do Minho” é o tema da exposição etnográfica que vai estar patente ao público na Casa da Cultura (Casa de Lamas) idealizada, também, para assinalar as Festas concelhias.

A mostra traz a este espaço um acervo etnográfico relacionado com o quotidiano do mundo rural, desde do trabalho agrícola às lides domésticas, que só foi possível reunir graças à generosidade de particulares do nosso concelho.

Fazem parte do espólio utensílios e ferramentas outrora utilizados pelas povoações vieirenses, tais como carro de bois, capa de burel, mantas de lã, dobadeira, trajes minhotos, instrumentos musicais, potes, salgadeira, masseira, louceiro, chocalho, cestos das vindimas, peneira, pá da broa, arado, semeador, enxada, pipo, dorna, ralador das uvas, entre outras alfaias e objetos da vida camponesa.

Esta coleção permite dar a conhecer os costumes e vivências de Vieira do Minho às novas gerações e aos nossos visitantes que procuram o nosso território pela sua ruralidade. Esta exibição estará patente ao público, durante o outono.

Para além destas exposições, foi preparado um carro alegórico para levar música às 16 freguesias e uniões de freguesias do concelho, durante o fim de semana.

A Feira da Ladra realiza-se anualmente no primeiro fim de semana de outubro e assume um lugar de destaque no calendário das festas e feiras do concelho de Vieira do Minho. Moradores e naturais do concelho identificam-se com esta iniciativa, considerando-a a maior manifestação e representação da cultura Vieirense.

Conscientes dos desafios que todos estamos a enfrentar, o Município de Vieira do Minho encontrou esta alternativa para continuar a partilhar as emoções, as experiências e esta energia que está dentro de cada Vieirense.