Portal de Turismo de Vieira do Minho

Imagem de Fundo

Jornadas Micológicas em Vieira do Minho premiadas com a maior afluência de sempre

Agenda Cultural

Data

13 Nov 21

Custo

--

Website para mais informações

--

Sobre o evento

No passado dia 13 de novembro de 2021, mais de 70 pessoas marcaram presença na 9ª Edição das Jornadas Micológicas, tornando-a na mais bem sucedida de sempre.
O evento, organizado pelo Município de Vieira do Minho, contou com a orientação do especialista vieirense e monitor da Associação Fonte da Urze, Francisco Costa, que começou por alertar para a necessidade de proteger a natureza através de colheitas sustentáveis e responsáveis.
Esta iniciativa ocorreu no vale do Turio, o verdadeiro pulmão de Vieira do Minho, o que tornou esta experiência ainda mais valorizada, e contou com participantes oriundos de várias zonas da região norte, bem como de participantes de nacionalidades russa e espanhola.
Após esta caminhada, foi realizado um almoço num restaurante local, condimentado com um showcooking.
A ementa incluiu pratos confecionados com cogumelos silvestres, colhidos na Serra da Cabreira, como o Risotto de boletos e Bruschetta de cantarelos.
Após o almoço realizou-se a identificação de algumas espécies colhidas na parte da manhã, não apenas com os participantes das jornadas, mas também por visitantes do Mercado de Outono, realizado no mesmo fim de semana, nos Paços do Concelho.