Portal de Turismo de Vieira do Minho

Imagem de Fundo

Casa da Ponte S. Pedro

Informação Útil

Sobre o local

A Casa da Ponte de São Pedro é uma casa rústica, característica do ambiente rural do Minho interior, com estrutura em pedra de granito, sendo o primeiro registo conhecido datado de 22 de Agosto de 1882.

Nesta casa viveu até aos anos 60 uma senhora viúva que, para além de ser proprietária de algumas leiras, campos e bouças, tinha montada no rés-do-chão da casa a única mercearia da zona. Ainda hoje se pode ver, na parede exterior junto às portas, uma argola de ferro destinada a amarrar os cavalos e os burros de quem se dirigia à “venda” para comprar alguns géneros, beber o seu copinho ou simplesmente dar dois dedos de conversa nos bancos de pedra que se encontram à entrada.

Com a ida da dita senhora para o Brasil, a casa acabou por ser comprada por um casal de gente conhecedora não só da lavoura tradicional da região, mas também da vida rude e agreste na zona do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Os novos proprietários, habitantes e participantes no modo de viver comunitário, característico da aldeia de Vilarinho das Furnas, tiveram que abandonar com mágoa o seu lar, e com a água que ia enchendo a barragem a alargar as veigas e a lamber-lhes os calcanhares, meteram-se a caminho, a pé, com roupas, haveres e duas cabeças de gado, até à sua nova morada.

Aqui viveram e trabalharam a terra até ao ano de 1995.

 

Características:
:: 2 Quartos de casal c/ casa de banho privativa
:: 2 Quartos duplo
:: 1 Quarto triplo
:: 3 Salas de estar de utilização comum equipadas com TV, aparelhagem de som e duas lareiras tradicionais
:: 1 Sala de Jantar
:: Lareiras e aparelhagens nas zonas comuns
:: Aquecimento central