Portal de Turismo de Vieira do Minho

Imagem de Fundo

Monte do Castelo

Informação Útil

Monte do Castelo

Povoado fortificado “castrejo” implantado num esporão da vertente sudeste da Serra da Cabreira (…). Elevando-se a 725 metros de altitude, o Monte do Castelo, como é localmente conhecido, possui duas linhas de muralha concêntricas que defendem diversas plataformas.
No interior dos perímetros amuralhados, à superfície, recolhem-se facilmente fragmentos de cerâmica doméstica e de construção, de tipologias “castrejas” e romanas.
Cerca de 1970, na sequência de “escavações realizadas por pesquisadores de tesouros”, Carlos Alberto Ferreira de Almeida noticia o achado de cerâmica indígena, um cossoiro de secção quase retangulares, cerâmica romana, um bordo de uma taça de vidro, um mascarão barbado rematado em cruz, um fragmento de um recipiente em bronze, uma conta de colar de pedra azulada e pequeno machado em pedra. Foram ainda recolhidas duas moedas romanas, sendo uma em bronze, tardia e outra em prata, (…) e por fim, uma estatueta em bronze que representara uma divindade, talvez Júpiter.
Nos finais dos anos 70, foi ainda recolhida, no sopé do Monte do Castelo, perto de Lamedo, numa propriedade da família Sameiro, uma estátua em granito, dada como proveniente como Monte do Castelo.

Fontes, L., Roriz, A. Património Arqueológico e Arquitectónico de Vieira do Minho, p. 107