Portal de Turismo de Vieira do Minho

Imagem de Fundo

Vindima e pisa

Informação Útil

Vindima e pisa

A vindima e a pisa são eventos importantes no calendário das colheitas anuais. São uma arte ancestral que consiste na colheita e transformação das uvas para produção de vinho.

No Minho, estas decorrem habitualmente entre setembro e outubro, quando as uvas estão maduras e prontas a apanhar.

Outrora, a apanha das uvas e a pisa eram realizadas em família com a ajuda dos vizinhos e amigos, num ambiente de convívio, acompanhado de petiscos, vinho e cantares. Os cachos eram apanhados durante o dia, recorria-se a escadas muito altas para chegar a todos os cachos das vinhas em pérgulas (vinhas de enforcado). Depois de recolhidas, as uvas eram colocadas em dornas, que por sua vez eram transportadas nos carros de bois até aos lagares, onde eram pisadas preferencialmente à noite. Os homens arregaçavam as calças e ao som de música de concertina pisavam as uvas colhidas de manhã.

Atualmente, embora sem os festejos de antigamente, as vindimas continuam a aliar convívio e trabalho de entreajuda entre a comunidade. Com recurso a tesouras, escadas e cestas, os agricultores colhem cuidadosamente os cachos. Para transportar a colheita, os carros de bois deram lugar a tratores. Por sua vez, os lagares deram lugar a adegas, onde as uvas são pisadas com recurso a equipamentos mecânicos.