Descrição

Partindo da vila de Vieira do Minho siga pela EM 1416 em direcção a Anjos, aproximadamente 10km. Junto à Igreja Paroquial de Anjos, vire a direita em direcção a aldeia de Agra, são aproximadamente 4 km. 

A aldeia de Agra situa-se na freguesia de Rossas, a sul do perímetro florestal da Serra da Cabreira, e é banhada pelo Rio Ave, o que lhe confere um cenário paisagístico excepcional. Entre as casas de granito, serpenteiam as ruelas íngremes e plenas de memória que desembocam no largo principal junto a Igreja Paroquial de São Lourenço.

O Rio Ave, que tem a sua nascente no alto da Serra da Cabreira, proporciona cascatas e lagoas límpidas e refrescantes, convidando os caminheiros e veraneantes ao descanso e a um mergulho.

Os moinhos, a Ponte de Parada de origem românica, o restaurante, as Alminhas, o Cruzeiro (1857), os espigueiros, os Moinhos, as casas tradicionais, nomeadamente, as casas de Fundevila (1803), do Cruzeiro (1879), das Cortinhas (1678) e do Cabo (1748), são outros atractivos turísticos que a aldeia tem para oferecer aos seus visitantes.

Observações

Dadas essas características, a aldeia de Agra, tal como as aldeias de Louredo e de Campos, foi classificada como “Aldeia de Portugal” pela Associação de Turismo de Aldeia.