Caniçada

A Barragem da Caniçada que deu origem à Albufeira com o mesmo nome, tem como finalidade principal a produção de energia eléctrica. Contudo, permite também que os seus visitantes desfrutem de uma paisagem excepcional e descubram um mundo mágico repleto de lendas e memórias durante uma viagem à bordo do barco turístico O Brancelhe.

As viagens turísticas realizam-se de julho a setembro, todas as quartas-feiras pelas 11h00 e domingos às 17h00. O local de embarque é na freguesia da Ventosa, a 500 metros da ponte de Rio Caldo.

Refira-se, ainda que o Barco Turístico tem horário flexível para grupos mediante marcação prévia durante todo o ano. Para mais informações e reservas os interessados devem contactar o Posto de Turismo de Vieira do Minho através do número 925973100 ou através do endereço barcoturistico@cm-vminho.pt

Ermal

Delimitada por três freguesias do município de Vieira do Minho, a Barragem do Ermal é alimentada pelo Ave e foi construída em 1938. Ocupa uma área de 163 hectares, tem uma capacidade de 22 milhões de metros cúbicos de água e produz anualmente uma média de 95 GWH. A área envolvente dispõe de excelentes condições para a prática de um turismo de qualidade, nomeadamente, desportos aquáticos como ski aquático através do teleski, gaivotas e canoas. Esta albufeira de águas aprazíveis, límpidas e cristalinas faz, não só, a delícia dos mais aventureiros, mas também dos mais sossegados.

Salamonde

Aconchegada entre as serras da Cabreira e do Gerês, a Barragem de Salamonde, situada na freguesia com o mesmo nome e a cerca de 18 km da sede do concelho, entrou em funcionamento em 1953 e é alimentada pelo curso de água do rio Cavado. Estendendo-se ao longo de uma área de 242 hectares e com 75 metros de altura tem uma capacidade total de armazenamento de água de 65 000m3.

Venda Nova

Localizada na zona de transição entre o Minho e Trás-os-Montes, a Barragem de Venda Nova oferece uma paisagem que prende e seduz qualquer um. Entrou em funcionamento em 1951 e é alimentada pelo curso de água do rio Rabagão. Com 94m de altura máxima e cerca de 2 km de desenvolvimento no coroamento, esta barragem tem uma capacidade total de armazenamento de água de 94 500m3.