Portal de Turismo de Vieira do Minho

Aldeia de Agra

Aldeia de Agra

Informação Útil

Aldeia de Agra

Partindo da vila de Vieira do Minho siga pela EM 1416 em direcção a Anjos, aproximadamente 10km. Junto à Igreja Paroquial de Anjos, vire a direita em direcção a aldeia de Agra, são aproximadamente 4 km.

A aldeia de Agra situa-se na freguesia de Rossas, a sul do perímetro florestal da Serra da Cabreira, e é banhada pelo Rio Ave, o que lhe confere um cenário paisagístico excepcional. Entre as casas de granito, serpenteiam as ruelas íngremes e plenas de memória que desembocam no largo principal junto a Igreja Paroquial de São Lourenço.

O Rio Ave, que tem a sua nascente no alto da Serra da Cabreira, proporciona cascatas e lagoas límpidas e refrescantes, convidando os caminheiros e veraneantes ao descanso e a um mergulho.

Os moinhos, a Ponte de Parada de origem românica, o restaurante, as Alminhas, o Cruzeiro (1857), os espigueiros, os Moinhos, as casas tradicionais, nomeadamente, as casas de Fundevila (1803), do Cruzeiro (1879), das Cortinhas (1678) e do Cabo (1748), são outros atractivos turísticos que a aldeia tem para oferecer aos seus visitantes.

 

Observações:
Dadas essas características, a aldeia de Agra, tal como as aldeias de Louredo e de Campos, foi classificada como “Aldeia de Portugal” pela Associação de Turismo de Aldeia.