Aldeia de Lamedo
Pertencente à freguesia de Rossas, Lamedo é uma pequena aldeia serrana com muitos anos de história. Esta é uma aldeia com uma área urbana pequena, mas com muito valor pitoresco.
Nos últimos anos tem crescido na vertente de alojamento turístico a olhos vistos, uma das evidências são os acessos melhorados de ano para ano e o interesse cada vez maior em recuperar casas antigas e transformá-las em negócios turísticos.
Apesar de se encontrar um pouco afastada de serviços e lojas ou mercearias, este recanto regado pelo Ave tem despertado muito interesse ao visitante. É aqui que começa aquele que é considerado por muitos, o percurso pedestre mais bonito do Minho, o PR 6 – Moinhos do Ave. Logo no início do percurso existe uma ponte datada da era medieval, de configuração arcada e feita em blocos de granito. À medida que se segue para montante, nas margens do rio surgem dezenas de moinhos, feitos em granito, de acesso apenas pedonal, que torna o local ainda mais mágico. A Cascata da Candosa é talvez o ponto mais importante desta aldeia. Trata-se de um curso de água que forma uma pequena lagoa por entre os enormes penedos que configuram a área. É especialmente usada por praticantes de caminhadas e veraneantes corajosos. Junto à aldeia, num caminho em terra, surgem dois sobreiros centenários, dignos de registo e memória.
Para além da vertente natural desta aldeia, existe também um monumento religioso, em plena envolvente florestal e serrana, denominada de alminhas, que brinda um local completamente recôndito à vista desarmada, com um cenário deslumbrante sobre os montes envoltos e sobre o vale rasgado pelo Rio Ave.