Freguesia de Vilarchão
A freguesia de Vilarchão situa-se na margem direita do rio Ave a cerca de 8km SE da sede do concelho, na vertente ocidental da Serra da Cabreira. O topónimo é referenciado desde 1059, surge como paróquia nas Inquirições de 1220. Nesta terra, o campanário está a certa distância da igreja paroquial e assenta na penedia sobranceira ao caminho. A antiga freguesia era abadia da apresentação da mitra bracarense.
Imóveis de interesse patrimonial:
:: Igreja Paroquial dedicada a São Paio, data do séc.XVII. De desestacar é um velho retábulo, que infelizmente se encontra em estado de degradação.- Ponte da Pértega é uma ponte medieval de um só arco, ergeundo-se sobre um afluente do rio Ave. Tem cerca de 10m de comprimento e 2,40m de largura.- Alminhas, no lugar da Carreira, datam de 1772 e é dedicado às almas do purgatório.- Monumento e Cruzeiro de Lá Pietá (situa-se no lugar da igreja. Edificado para a celebração do Ano Mariano. Construído em 13 de Agosto de 1988. Obra da responsabilidade do escultor António Pacheco.- Cruzeiro da Igreja data de 1654.
Casas de interesse patrimonial:
Aglomerado Rural no lugar da Lage, núcleo de casas com boa arquitectura popular, remontando a sua origem ao alto da Idade Média.- Casa Rural do Ribeiro em Lage, de arquitectura popular, havendo a salientar no pórtico ou soleira a data de 1721- Casa Rural da Maria da Lage (arquitectura popular, havendo a assinalar no pórtico ou soleira a data 1828- Casa Rural de Ameã de arquitectura popular, tem gravado o ano de 1671 no pórtico ou soleira da porta principal e 1735 noutra soleira.- Casa da Infesta, em Lage, data de 1749- Casa de Ignácio, em Abelheira, data de 1 843- Casa de Alamela data de 1874- Canastro da casa da Portela data de 1827.
Outros locais de interesse turístico:
:: Ribeiro e moinhos da Pértega- Serra da Cabreira – Penedo da Pinga tem como curiosidade o facto de estar suspenso e pingar água continuamente
Esta freguesia é composta pelos seguintes lugares:
:: Abelheira, Ameã, Balteiro, Carreira, Igreja, Lage, Penela, Pereira, Portela e Veigas.
Romarias
:: Sra. de Fátima – Maio
:: Festa do Senhor – último Domingo de Agosto