Telefone
Enviar e-mail de contacto
Sobre o local
A Biblioteca Municipal de Vieira do Minho adquiriu o seu nome atual - Biblioteca Padre Alves Vieira - em Junho de 2013. Contudo, a sua história remonta há já várias décadas.
Em Dezembro de 1965 a Fundação Calouste Gulbenkian garantiu o apoio à criação de uma Biblioteca fixa como apoio à Biblioteca itinerante.
A Biblioteca Itinerante funcionava numa carrinha que passava regularmente pelas várias freguesias do nosso concelho servindo assim os ávidos leitores de então.
A Biblioteca fixa nº 131 abriu portas a 1 de Junho de 1966, apenas com um horário pós-laboral de 2 horas, junto ao quartel da GNR (atualmente rua Padre Casimiro José Vieira).
Em Maio de 1983 a Biblioteca mudou para um edifício no Largo professor Brás da Mota, das antigas instalações da Delegação Escolar. Só em Julho de 1986 começou a funcionar a tempo inteiro.
Este antigo edifício da Biblioteca fechou portas em início de Setembro de 2009.
A atual Biblioteca, situada na Rua do Emigrante, foi Inaugurada a 30 de Setembro de 2009.
A Biblioteca Municipal tem entre os seus objetivos a dinamização da leitura e a atração de novos públicos, bem como o de criar as estruturas conducentes à otimização de uma Rede de Bibliotecas, incluindo as Escolares no concelho de Vieira do Minho.
Este espaço, concebido para acolher utentes de perfis diversos e em diferentes atividades, dispõe de uma sala de leitura para adultos, uma sala de leitura infanto-juvenil e ainda um espaço autónomo especialmente destinado a actividades de animação infantil, tais como horas do conto.
Existe também uma sala ampla para actividades em grupo, sejam a realização de trabalhos, o estudo ou eventuais Formações ou Reuniões.
Um auditório destinado a inúmeras atividades tais como: apresentação de livros, palestras, conferências, entre outras. Atualmente serve para que, em pequenos grupos, as crianças e jovens possam visionar um dos dvds existentes no espólio da Biblioteca.
A Biblioteca está dotada ainda de um espaço envolvente, onde se poderá tomar um café, lanchar ou ler um jornal, uma revista ou um livro, nos meses mais quentes do ano.
Nesta biblioteca poderão ser consultadas as obras em regime de livre acesso às estantes. As obras encontram-se arrumadas por assuntos da Classificação Decimal Universal (CDU).
Regulamento da Biblioteca Municipal
ATIVIDADES JANEIRO
NOVIDADES