Portal de Turismo de Vieira do Minho

Imagem de Fundo

Penedo da Pegadinha

Informação Útil

Penedo da Pegadinha

Na bordadura de uma mata de pinheiros, junto a um aceiro " corta- fogo" , encontra-se um afloramento granítico de superfície aplanada, com uma dimensão aproximada de 11x7 metros.
Dispersos por toda a rocha observam-se reticulados e dezenas de fossetes entre os 12 e os 13 centímetros de diâmetro, de secção cónica, encontram-se algumas interligadas por sulcos. Na zona central existem dois rebaixamentos configurando pegadas humanas.
O monumento descrito é conhecido pela população local pelo nome de "Penedo da Pegadinha", devido às gravuras com forma de planta de pé.
Embora para nós, hoje, este complexo de gravuras rupestres ao ar livre se apresente com uma funcionalidade e sentido dificilmente apreensíveis, não há dúvida que constitui uma expressão artística que monumentaliza a paisagem, sendo comparável a diversos outros monumentos já conhecidos no norte de Portugal.
Considerando a similitude com conjuntos semelhantes identificados um pouco por todas as serras do noroeste,bem como o contexto arqueológico próximo da necrópole megalítica do Chão do Gandas, assim como do Abrigo da Pedra Bela, este complexo de arte rupestre poderá datar entre os 5. º e 1. º milénio a.C..

Fontes, L., Roriz, A. Património Arqueológico e Arquitectónico de Vieira do Minho, p.99

 

Como chegar:

Google Maps