Praia Fluvial de Campos
Junto a um antigo moinho recuperado, surge a praia fluvial desta pequena povoação. Uma bela presa de água alimentada pelo rio Lage, mesmo no meio da natureza torna a experiência de cada visitante única, num local de rara beleza e autenticidade. Com pouca profundidade, é ideal para dar uns mergulhos ou ir chapinhar com as crianças.
Durante a sua visita, não deixe de visitar as Aldeias de Campos e de Lamalonga, classificadas como Aldeia de Portugal, são pontos do concelho onde ainda é possível encontrar vestígios do estilo de vida rural ancião. As casas em pedra granítica, os imponentes espigueiros, os fornos comunitários, os campos de pasto verdejante e seus “zeladores” tradicionais: o gado bovino, caprino, suíno, inúmeras espécies da avifauna…
A partir de Campos, o visitante poderá iniciar uma caminhada com cerca de 14 km, basta seguir as marcações do PR2 VRM – Campos. É um percurso misto no que toca ao contexto físico e espacial em que se desenvolve. Na sua parte inicial, o trilho enquadra-se em meio rural, atravessando fartos lameiros. Segue-se posteriormente uma paisagem de transição entre o espaço rural e a serra. De referir a beleza do Rio da Lage com os seus moinhos e a sua ponte. De seguida vem a serra com a sua riqueza, com o seu polimorfismo, com a sua peculiar paleta de cores, com a sua luz… Se tiver sorte, poderá ainda observar alguns animais de que fazem parte da vasta fauna da Cabreira.