Portal de Turismo de Vieira do Minho

Imagem de Fundo

Caminhadas – A Serra da Cabreira em Família

Informação Útil

Caminhadas – A Serra da Cabreira em Família

Vieira do Minho tem na natureza e no património cultural o seu grande atrativo. Consciente dessa atratividade e da importância do contacto com a natureza para quem procura o concelho como destino turístico, a Autarquia de Vieira do Minho criou o projeto A Serra da Cabreira em Família.

Este programa de caminhadas apresenta várias rotas pouco extensas, de curta duração e acessíveis a todas as idades. Graças a estes itinerários, os participantes podem descobrir o território de Vieira do Minho pelo próprio pé, contemplando cenários paisagísticos diversificados, explorando miradouros, cursos de água, levadas, património arquitetónico e arqueológico, e embrenhando-se em caminhos rurais ou florestais com vegetação autóctone.

Aqui disponibilizamos os traçados de cada percurso em formato KMZ com o objetivo de proporcionar aos potenciais interessados várias opções de caminhadas para além dos percursos pedestres sinalizados.

Estas 8 sugestões de trilhos são capazes de preencher uma agradável escapadinha em contacto com a natureza e o património de Vieira do Minho.

 

Descarregue aqui os ficheiros em formato KMZ para acompanhar através do Google Earth

Agra Aldeia de Portugal

Sra. da lapa

Aldeias de Campos e Lamalonga

Da Sra. da Fé ao baloiço de Eira Vedra

De Tabuaças com vistas para a Caniçada

Da levada do Poço Longo ao Povoado de São Cristóvão

O Bosque da Raposeira

 

Agra - Aldeia de Portugal

Percorra, sem pressas, a charmosa aldeia de Agra, classificada como Aldeia de Portugal. Esta pequena povoação convida os caminhantes a descobrir as ruelas íngremes e plenas de memória que desembocam no largo principal junto a Capela de São Lourenço. Também os pequenos terrenos agrícolas cultivados e divididos pelos muros em granito, as casas de arquitetura vernacular lindamente preservadas, as tradições serranas e rurais impressionarão pela sua autenticidade.

Em Agra, surge ainda um dos principais rios português, o Rio Ave. A importância deste curso de água espelha-se nas construções e vestígios de ocupação ao longo do seu percurso. Uma ponte construída nos tempos da civilização romana liga as margens deste afluente. Junto estão as ruínas de um moinho antigo. Aqui foi ainda criado um parque de merendas para dar resposta à crescente fama das poças a montante. A clareza e frescura da água que se amontoa nas covas construídas pela força da água ao longo dos tempos e a natureza exuberante onde predomina o verde são um verdadeiro cartão de visita para este local.

 

Início: Ponte de Agra

 

Distância em km: 3.5 km
Duração: 1h
Pontos de interesse: Área de lazer do Rio Ave, Ponte de Agra, Relógio de sol, alminhas, cruzeiro, capela
A Senhora da Lapa

A capela de N. Sra. da Lapa é um dos mais bonitos e invulgares templos Marianos do Minho. Situa-se no monte de Penamourinha e foi construída em 1694 a mando de João Gonçalves e sua esposa Margarida da Silva.

Invulgar, sóbria e com um enorme penedo a servir-lhe de telhado e de tecto, a capela da Sra. Lapa  destaca-se pela sua originalidade e pela sua envolvente natural. Entre sobreiros centenários e formações rochosas, os caminhantes poderão trilhar um passadiço que os levará até um miradouro com uma vista panorâmica deslumbrante. É de salientar ainda a porta da entrada que data de 1898, várias inscrições gravadas no tecto e o quadro encaixilhado com a história do santuário escrita pela Padre José Maria Machado em 1851. Nas imediações do santuário existem um coreto, várias fontes, as instalações que dão apoio aquando da romaria anual (Segundo domingo de Julho).

Os caminhantes poderão ainda deambular pelas ruelas íngremes da localidade de Soutelo e apreciar a simplicidade do mundo rural.

 

Início: Capela Sra. da Lapa

Distância em km: 4 km

Duração: 1h30

Pontos de interesse: Capela de N. Sra. da Lapa, formações rochosas, miradouro, fontanário, baloiço da Ilha doa Amores, aldeia de Soutelo, Igreja Paroquial de Soutelo

O Lagar de Vilarchão

Em breve

As Aldeias de Campos e Lamalonga - Aldeias de Portugal

Nas encostas da Serra da Cabreira, surgem, acerca de 850 metros de altitude, as aldeias de Campos e Lamalonga. Detentoras do título “Aldeias de Portugal”, estas localidades inserem-se harmoniosamente na paisagem e mantém a sua arquitetura vernacular.

O legado patrimonial, tal como os fornos comunitários e os inúmeros canastros, testemunha um passado profundamente marcado pelo comunitarismo e pela agricultura de subsistência. Estas duas aldeias serranas ostentam ainda uma vista deslumbrante sobre a Serra da Cabreira.

As aldeias viveram um período próspero aquando da exploração do volfrâmio. Ainda hoje são visíveis alguns vestígios desta época dourada.

Nas aldeias e imediações existem outros motivos de interesse que merecem ser visitados, tais como, o topónimo Quebrada, as ruínas de volfrâmio, a praia fluvial da ribeira da Lage, os moinhos, a Albufeira da Venda Nova…

Início: Pastelaria Doce Campos

Distância em km: 4 km

Duração: 1h30

Pontos de interesse: Igreja Paroquial de Campos, fornos comunitários, Carvalhal do Esporão, Capela de Santo António, caminhos rurais, alminhas, fontanários, tanque…

Da Sra. da Fé ao baloiço de Eira Vedra

Esta é uma pequena rota circular que percorre diversos trilhos e caminhos de montanha, e cruza com várias nascentes de água. Ao longo desta caminhada, os participantes são ainda brindados com estonteantes vistas panorâmicas quer sobre a imponente Serra do Gerês, quer sobre a vila de Vieira do Minho e a Albufeira do Ermal.

O Santuário de Nossa Senhora da Fé está situado no meio da encosta sul da Serra de Cantelães, no topónimo apelidado de Monte de Santa Cecília, data de 1759 e acolhe anualmente a maior Peregrinação Arciprestal do concelho. Nas imediações do Santuário existe um cruzeiro com cerca de 20 m de altura e 6 m de base. Este foi construído entre 1974 e 1975 com ofertas dos emigrantes devotos de Nossa Senhora da Fé. Espalhadas por todo o recinto, existem ainda inúmeras nascentes de água. De salientar uma fonte cuja água brota de dentro de um enorme penedo.

Início: Capela Sra. da Fé

Distância em km: 5,84 km

Duração: 2h30

Pontos de interesse: Capela Sra. da Fé, Cruzeiro da Sra. da Fé, parque de merendas, várias fontes, baloiço de Eira Vedra

De Tabuaças com vistas para a Caniçada

Com uma extensão de cerca de 4.3 km, este trilho leva os caminhantes até ao miradouro de Tabuaças, o miradouro perfeito para avistar a extensão da Albufeira da Caniçada, a imponência da Serra do Gerês e ainda usufruir das vistas amplas sobre a vila de Vieira do Minho. Em termos do legado patrimonial, os visitantes poderão visitar a Igreja Paroquial de São Julião, a Capela de Santo António e o Calvário, exemplares religiosos que testemunham a fé que neste território se sente desde há muitos séculos.

Início: Igreja Paroquial de São Julião

Distância em km: 4,3 km

Duração: 2h

Pontos de interesse: Miradouro de Tabuaças, Igreja Paroquial de São Julião, a Capela de Santo António e o Calvário, exemplares religiosos que testemunham a fé que neste território se sente desde há muitos séculos.

Da levada do Poço Longo ao Povoado de São Cristóvão

Ao longo do trajeto são vários os pontos de interesse a descortinar. Dada a sua localização, Ruivães ostenta um património natural e edificado de valor excepcional. Para chegar à levada, a rota idealizada irá levar os caminheiros a percorrer caminhos rurais e serranos. A levada do Poço Longo é um canal de irrigação que serve a povoação de Ruivães e que nasce no Rio Saltadouro, um afluente do Cávado. Também o Alto de São Cristóvão será um ponto de paragem obrigatório, pois levará a descobrir um povoado antigo datado da época romana que conserva, ainda hoje, vestígios de sepulturas escavadas na rocha granítica. Situado a cerca de 655 metros de altitude, este lugar recôndito brinda os visitantes com um cenário deslumbrante sobre os montes envoltos e sobre o vale rasgado pelo Rio Cávado. Finalmente, os participantes poderão ainda deambular por ruelas ladeadas por típicas casas de granito e conhecer um marco importante da história de Ruivães, o Pelourinho, um exemplar da arquitetura civil classificado como Imóvel de Interesse Público.

Início: Junta de freguesia de Ruivães

Distância em km: 4,3 km

Duração: 1h30

Pontos de interesse: Igreja Paroquial de Ruivães, Pelourinho, levada do Poço Longo, Povoado antigo de São Cristóvão

O Bosque da Raposeira

Com cerca de 6.5 km, este percurso circular percorre locais de inigualável beleza paisagística, com destaque para o bosque da Raposeira e vários cursos de água cristalina.

A caminhada tem início na Tranqueta e os participantes seguem em direção à Costa dos Castanheiros e à Casa de Guarda de Agra. Aqui o estradão dá lugar a um trilho mais estreito que leva os caminhantes a mergulhar no bosque da Raposeira, uma floresta ancestral situada a 1100 m de altitude composta por várias espécies autóctones, como o carvalho, azevinho, castanheiro ou pinheiro.

Início: Aqui

Distância em km: 6,5 km

Duração: 3h

Pontos de interesse: cursos de água, vegetação autóctone,